A origem do Valentine’s Day

A origem do Valentine’s Day


O Valentine’s Day é um feriado que ocorre em 14 de fevereiro, onde os apaixonados expressam seu amor e carinho com demonstrações de afeto e presentes. Sua origem se deu no festival romano de Lupercalia, realizado em meados de fevereiro. O festival celebrou a chegada da primavera, incluindo a união de mulheres com homens pela loteria e ritos de fertilidade. 

Com a finalização do século V, o papa Gelasius I substituiu Lupercalia pelo dia de São Valentim. Começou então a ser celebrado como um dia romântico por volta do século XIV.
Apesar de terem existido diversos mártires cristãos com o nome Valentim, o dia pode ter sido inspirado na história de um padre que foi martirizado por volta 270 d.C. pelo imperador Cláudio II Gótico. A lenda diz que o padre assinou uma carta “de seus namorados” para a filha de seu carcereiro, sua amiga, e de acordo com algumas versões, curou-a de uma cegueira.

Outros relatos sustentam a ideia de que foi São Valentim de Terni, um bispo, a quem o feriado foi nomeado. No entanto, há a possibilidade de que os dois santos foram a mesma pessoa. O dia da festa está associado ao amor pois uma lenda popular afirmava que São Valentim desafiou as ordens do imperador para poupar os maridos da guerra e dessa forma, manter os casais a salvo.

Mensagens formais, ou de amor, surgiram em 1500 e no final dos anos 1700, cartões impressos estavam sendo comercializados. O primeiro cartão do dia dos namorados comercializado nos Estados Unidos foi impresso na metade do século XIX. Cartões desse feriado geralmente retratavam o Cupido, o deus do amor nos mitos romanos, junto de corações, conhecido tradicionalmente como o centro das emoções humanas. Acreditava-se que a estação de acasalamento das aves começa em meados de fevereiro, os pássaros  também se tornaram um símbolo do dia. Presentes tradicionais incluem flores e doces, particularmente rosas vermelhas, um símbolo de amor e encanto.
O Valentine’s Day é bastante popular nos Estados Unidos e também na Grã-Bretanha, Austrália e Canadá (todos países de língua inglesa mas é comemorado igualmente em outros países, incluindo França , Argentina, Coréia do Sul e México) . 

A maioria dos países que festejam nesta data são ocidentais. Nas Filipinas, é o dia de aniversário de casamento mais comum e centenas de novos casamentos acontecem nessa época romântica. A comemoração não é mais apenas para namorados, e sim para expressar amor, carinho e afeto entre a família e amigos. Muitas crianças que ainda frequentam a escola também celebram a data. Essa época amorosa está no cotidiano e no calendário de diversos países.


REFERÊNCIAS
https://www.britannica.com/topic/Valentines-Day